A tradicional indústria de macarrão oriental moderniza a marca e amplia atuação internacional no segmento de alimentos saudáveis

Macarrão oriental, um produto que compõe a dieta rotineira de alimentação nos países orientais, fabricado no Brasil e vendido com sucesso no continente asiático. Isto é factível?

Na visão de Hélio Chiang, diretor superintendente da empresa, fazia todo o sentido. Para uma empresa que foi fundada por uma família de imigrantes que tinha como objetivo atender a demanda da comunidade taiwanesa da Grande São Paulo, a Bifum Brasil Alimentos ainda tem muito o que crescer.

Hoje, a marca é sinônimo de macarrão de arroz. Sua fábrica em Suzano, na Grande São Paulo, produz a todo vapor. Entretanto, Hélio entendeu que estava na hora da indústria criada por seu avô e por seu pai mudar de patamar. Em 2018, a empresa comemora, além dos 55 anos do lançamento do macarrão oriental no Brasil, a liderança no segmento, respondendo por mais de 95% das vendas no País.

A Lidera Consultoria, especialista em estratégia e gestão, foi chamada para ajudar a Bifum Brasil Alimentos no desafio de se reposicionar e modernizar sua marca no Brasil. O plano estratégico elaborado pela Lidera objetivou também reposicionar o tradicional macarrão oriental como alimento saudável, e na viabilidade e adequação para as vendas nos mercados internacionais.

Linha de produtos Bifum, em nova embalagem

Após estudos e análises de mercados e produtos similares, a Lidera concluiu que a havia espaço para exportar os produtos com preços competitivos e boas perspectivas de crescimento nos mercados orientais. A marca carrega a imagem de produto saudável, e a Bifum poderia usar este atributo na sustentação de marketing nos diversos mercados. “Para comprovar o potencial de posicionar a Bifum com alimentos saudáveis, desenvolvemos uma estratégia de marketing contemplando desde pesquisa de opinião com consumidores e projeções em mercados internacionais. Isso resultou em ações como alteração das embalagens para um padrão mais moderno e busca por novos canais de distribuição, objetivando atrair um público mais jovem, que se interessa por alimentos práticos e de qualidade superior”, ressalta Felipe Bussinger Lopes, sócio da Lidera.

Um dos maiores desafios relacionados à nova fase da Bifum foi de exportar o produto após as mudanças na marca. Para isso, a Lidera também efetuou uma análise quantitativa das massas em diversos mercados internacionais a fim de descobrir os mais propícios ao produto reposicionado. Isso incluiu a própria China, onde o macarrão é largamente consumido e para onde a empresa já exportou.

“No caso da China, o reposicionamento da Bifum enfatizando o seu atributo saudável faz muita diferença para os consumidores chineses. O Brasil é conhecido pela sua riqueza natural, valor muito apreciado pelos chineses”, destaca Hélio Chiang.

Com essas mudanças na marca e na sua estratégia de expansão, a Bifum objetiva crescer 20% em 2018. Parte disso se dará com o lançamento de novos produtos direcionados ao mercado de alimentos saudáveis, com previsão de lançamento ainda em 2018. A empresa também reforçará sua presença internacional investindo em ações promocionais de vendas no mercado chinês, onde prevê relevante resultado em vendas.

 

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