Conheça as principais tendências dos consumidores na China, 2o. maior mercado global

A BlueFocus International reúne os principais indicadores que devem ser considerados pelas empresas que desejam atuar no mercado chinês

A China apresenta números de mercado dignos de atenção:

  • 300 milhões de pessoas de classe média que realizam compras por e-commerce;
  • População em todo o país conectada com celulares inteligentes que apresentam todas as plataformas de vendas e de pagamentos, e levam muita informação a todos por meio de aplicativos de mensagens;
  • Consegue vender em um único dia 25 bilhões de dólares (Single’s Day 2017), com crescimento de 40% sobre o realizado na edição do ano anterior;
  • País caminha para se tornar a maior economia do mundo dentro de poucos anos.

Estes são alguns dos destaques do estudo apresentado por Shan Huang, da área de negócios internacionais da BlueFocus International, para as indústrias brasileiras durante o evento preparatório para a China International Import Expo – CIIE 2018. O evento é  promovido pelo governo chinês para atrair mais produtos para o mercado.

O evento, promovido pela Apex-Brasil e pela Fiesp em outubro/2018, permitiu ampliar a visão dos empresários  sobre o que encontrarão ao chegar à China em termos de oportunidades de negócios. Entre os destaques, estão o elevado índice de confiança do consumidor local que se sente confortável em adquirir produtos de consumo de alta qualidade, que tenham como qualidades segurança, praticidade e sustentáveis no meio ambiente.

As plataformas de comunicação amplamente usadas pela população tais como WeChat, Weibo e Douyin, reúnem as informações necessárias para que possam realizar suas compras. Grande parte de todas as ações promocionais no mercado são realizadas por essas mídias digitais.

Um dos grandes desafios das empresas que atuam no mercado chinês é entender o ecossistema de comunicação e de promoção dos produtos. A cultura é muito particular e demanda a atuação de empresas com conhecimento local de toda a estrutura de comunicação, vendas integradas online e offline (new retail), sistemas logísticos, CRM e outros que compõem o sistema de vendas locais.

Confira no estudo outros detalhes sobre o perfil do consumidor na China.