Dançar Marketing projeta faturamento de R$ 12 bilhões anuais no mercado de shows no Brasil

São Paulo, 06 de maio de 2013 – A Dançar Marketing, empresa com mais de 30 anos de atuação e pioneira em marketing cultural no País, prevê que há muito espaço para o crescimento do mercado de shows ao vivo no Brasil. O faturamento total do setor deve chegar a R$ 12 bilhões, seguindo a tendência de crescimento que vem sendo verificada ao longo dos últimos dez anos, que chega a 300%.

Diversos fatores se somam para ultrapassar a dezena de bilhão de reais. Entre os principais, destacam-se os shows já previstos no ano, tanto nacionais quanto internacionais, a disponibilidade de recursos provenientes de leis de incentivo diante da lucratividade das companhias, renda média em alta da população permitindo acesso a mais opções de eventos culturais.

“O ramo de entretenimento ao vivo ganha muita força no cenário atual apesar da tendência mundial de centralizar em opções dentro de casa”, declara Pedro Bianco, fundador e presidente da Dançar Marketing. Analistas de tendências apontam que, num futuro próximo, um dos fatores que fará as pessoas saírem de casa será, justamente, apreciar um espetáculo, ter a experiência de consumir entretenimento. “A força do sensorial nos eventos ao vivo nunca será substituída pelas opções domésticas, por melhor que sejam as tecnologias. Espetáculos culturais e filmes em cinemas estão, cada vez mais, explorando os cinco sentidos, mais impactantes, buscando oferecer aos consumidores experiências inéditas”, afirma Bianco.

Nos últimos dez anos, o segmento cresceu no País e caminha acelerado rumo à profissionalização e a evolução do mercado cultural. Empresas de porte aderiram aos programas de leis de incentivos, que somaram recursos de R$ 1,23 bilhão, em 2012, e passaram a enxergar a plataforma do marketing cultural como um eficiente canal de comunicação entre marcas e públicos-alvo. “Sentimos, neste início de ano, alguma retração por parte das empresas em investir em patrocínios de grandes eventos em função de instabilidades no cenário econômico internacional, mas há ótimas oportunidades de exposição de marcas e produtos por meio de patrocínio de eventos culturais. Nós, empresários do setor, temos o compromisso de ofertar boas opções ao público, buscando viabilizar o entretenimento cultural de qualidade”.

A Dançar Marketing, por exemplo, está investindo fortemente no Best of Blues Festival, trazendo músicos de grande reconhecimento internacional para quatro dias de shows e atividades culturais paralelas, em São Paulo e no Rio, no mês de junho. Com longa experiência em projetos proprietários como American Express Live Sound, Concertos de Vinólia, Dupont Basic Sounds, Riachuelo Mostra Moda, Telefônica Open Air, Orquestra HSBC, E-Festival IBM, Caras in Concert, entre outros, e tendo trazido renomados artistas do porte de Norah Jones, Seal, Diana Krall, George Benson, Herbie Hancock, Glenn Miller Orchestra, Ray Charles, José Carreras, entre outros, a Dançar está confiante na realização do festival que reúne shows, mostra fotográfica e de vídeos sobre blues dirigidos por Martin Scorcese, Win Wenders e Clint Eastwood, entre outras ações, ampliando o conceito de acesso à cultura.

Além dos projetos proprietários, a Dançar já realizou diversos eventos corporativos, e é responsável por grandes comemorações como: 85 e 90 anos de IBM no Brasil, Inauguração da Fábrica da Eldorado Papel e Celulose, 35 anos de Fiat no Brasil, Concerto de 100 anos da Lanxess, 70 anos  da Dupont, 10 anos de HSBC e muitos outros, o que comprova a importância da Dançar Marketing no cenário de eventos culturais no Brasil.