Envio de SMS cresce perto de 69% e garante receita de R$964 milhões às operadoras brasileiras

Incremento se deve a ofertas mais agressivas de pacotes das operadoras e uso de equipamentos mais modernos

Os usuários de telefonia móvel no Brasil estão efetivamente adotando o SMS como forma de comunicação. A 10ª Edição do MAVAM – Monitor Acision de VAS Móvel, divulgada nesta data, indica que os usuários passaram a enviar, em média, 81 mensagens por mês desde setembro de 2011, frente a 48 mensagens por usuário mês verificada no 4T10.

Com isso, o serviço de mensagens por SMS passa a representar 37,1% das receitas com VAS, somando perto de R$ 1 bilhão no 3T11. Um dos principais motivos identificados foi a oferta de pacotes mais agressivos de mensagens oferecidos pelas operadoras.

O mercado vem questionando o impacto do uso de aplicativos de Mensagens Instantâneas (IM, na abreviação em inglês) tais como BlackBerry Messenger, WhatsApp e Facebook Chat em detrimento do uso de SMS. O uso de Mensagens Instantâneas, de fato, subiu para 44% dos entrevistados, alcançando até 56% quando se consideram os novos dispositivos (sendo pelo menos 6 meses de uso).

O aplicativo de chat do Facebook tem sido mais utilizado (29% dos usuários de Mensagens Instantâneas), com o Twitter ocupando a segunda posição com 20%. No entanto, esse uso ainda é concentrado nos clientes que têm acesso a pacotes de dados, e, com maior frequência, junto àqueles que dispõem de smartphones. Tal restrição já não ocorre com a ferramenta do SMS, disponível em quase 100% dos aparelhos telefônicos, e, portanto, com acesso universal aos usuários.

O estudo aponta ainda qual tipo de serviço de mensagem tem conquistado a preferência dos clientes, de acordo com a importância, urgência e necessidade de confirmação do recebimento. O SMS, por exemplo, é o serviço percebido como sendo o de maior confiabilidade para usuários corporativos com 39% dos usuários preferindo se comunicar via SMS para trocar mensagens com outros colegas de trabalho e 40% preferem este tipo de mensagem para asuntos profissionai. Instant Messaging é preferido somente por 20% dos usuários corporativos. No entanto, havendo urgência na confirmação do recebimento, outros serviços de Mensagem Instantânea (IM) são preferidos. O custo em situações como essas não foi considerado pelo usuário um fator relevante.