IDEA Metro e Prefeitura de São Paulo lançam teste de conceito das Praças Digitais

A Secretaria de Serviços da Prefeitura Municipal de São Paulo convida a população da cidade a participar do teste do modelo das Praças Digitais. No dia 1º de agosto, às 14 horas, Simão Pedro, Secretário de Serviços, estará na Praça Dom José Gaspar (Centro) para abrir o sinal de wi-fi livre e gratuito, a ser testado pela população.

O teste é mais um passo para a implantação do projeto Praças Digitais. Ele é fundamental para que a iniciativa seja bem-sucedida, porque vai permitir à Secretaria de Serviços e à população avaliar os termos do serviço a ser prestado e sua qualidade.

O padrão a ser testado foi estabelecido pela Secretaria de Serviços e pela Prodam para a prestação do serviço público de wi fi nas 120 praças (Meta nº 58 do Programa de Metas 2013-2016 da Prefeitura). Seus principais itens são os seguintes:

. conexão de 512 kbps efetivos e por usuário, para download e upload;

. qualidade, estabilidade e garantia de banda que contemplem diversos usos da internet, inclusive streaming, voz sobre ip e video;

. infraestrutura que assegure o acesso à internet por meio de dispositivos de diversos tipos, como smartphones, tablets, notebooks, netbooks;

. a neutralidade não pode ser quebrada. O prestador de serviço não está autorizado a filtrar o tráfego por IP de origem ou de destino, por aplicação ou por conteúdo, exceto para cumprir legislação em vigor;

. medição da estabilidade, disponibilidade e capacidade da banda por meio do SIMET – Sistema de Medição de Tráfego Internet, disponível pela internet para qualquer usuário; e pelos SIMET-Boxes, desenvolvidos pelo NIC.br e doados ao projeto Praças Digitais.

O teste do conceito será realizado com a colaboração da Idea – Planejamento de Redes Metropolitanas, cliente de nosssa agência. A Idea vai deixar o sinal aberto na Praça Dom José Gaspar até que o prestador de serviço a ser escolhido pela licitação das Praças Digitais inicie a instalação de sua rede – a Dom José Gaspar será uma das 120 Praças Digitais. O teste também vai permitir avaliar o prazo necessário para instalar equipamentos e conexão em uma praça.

A Coordenadoria de Conectividade e Convergência Digital vai acompanhar o teste e, durante toda sua duração, coletar os dados gerados pelo sistema de gerenciamento da Idea e pelo SIMET, além de receber contribuições e sugestões dos usuários pelo Twitter (@wifi_livre) e pelo Facebook (Wifi_Livre) do projeto.

Sobre a IDEA Metro:

A IDEA Consultoria é uma empresa de soluções em Redes Metropolitanas e soluções em TIC. Criada em 2007, a IDEA possui em seu portfólio clientes governamentais e empresas privadas. O caso de maior sucesso é a rede do Floresta Digital, cobertura de INTERNET Social e Corporativa do Governo do Estado do ACRE, com mais de 60 mil usuários, telefonia IP e soluções de gestão de rede.

WiFi Livre SP - Praças Digitais
WiFi Livre SP – Praças Digitais

1 comentário em “IDEA Metro e Prefeitura de São Paulo lançam teste de conceito das Praças Digitais

Comentários estão fechados.