Itaipu, FPTI, e empresa inglesa MIRA fazem acordo para desenvolver bateria de lítio

MIRA            Itaipu

Parceria com uma das mais importantes consultorias mundiais do ramo de pesquisa de veículos híbridos será assinada nesta quinta-feira (28) em Foz do Iguaçu.

A Itaipu Binacional e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) assinam nesta quinta-feira, 28 de maio, às 14h30, uma carta-compromisso com a empresa inglesa de tecnologia MIRA, uma das mais importantes consultorias mundiais do ramo de pesquisa de veículos híbridos e elétricos, para o desenvolvimento e a fabricação de uma bateria de lítio de arquitetura modular para uso em transportes e energia estacionária.

A cerimônia terá a participação do diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek; do diretor da MIRA do Brasil, Armando Canales; da diretora financeira executiva de Itaipu, Margaret Groff; do diretor-superintendente da FPTI, Juan Carlos Sotuyo, e parceiros do projeto. O objetivo final do acordo é ainda mais ambicioso: a criação de um centro de excelência de pesquisa e desenvolvimento sobre armazenamento de energia no Brasil.

Pesquisas

A parceria com a MIRA é mais um passo importante que a Itaipu a FPTI dão em relação à mobilidade elétrica e tecnologia. Há um ano, Itaipu desenvolve o Programa de Mobilidade Inteligente (Mob-i). Além de carros elétricos (28 no total, em Curitiba, Brasília e Foz do Iguaçu) o Mob-i conta com postos para abastecimento (os eletropostos) e utiliza a plataforma Mobi.me, aplicativo que fornece em tempo real indicadores como o dinheiro poupado em abastecimento, o CO2 que deixou de ser emitido na atmosfera e o número de quilômetros rodados.

Desde 2006, a empresa desenvolve, em parceria com várias companhias do Brasil e do exterior, o Programa Veículo Elétrico (VE).  Já montou mais de 80 protótipos elétricos, a metade incorporada à própria frota e o restante destinado para os parceiros do programa.  As linhas do VE incluem carros de passeio, caminhão, utilitário, ônibus e até um avião, todos equipados com motor elétrico.

A empresa também mantém uma oficina para montagem dos compactos elétricos modelo Twizy, em parceria com a Renault, e trabalha no projeto da bateria de sódio nacional, com recursos da Finep e parceria com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Outro projeto é na área de armazenamento de energia, em conjunto com o Exército brasileiro.

Bateria de lítio

A bateria de lítio, que será motivo da parceria com a MIRA, prevê uma abordagem modular, isto é, poderá ser utilizada em diversos meios de transporte, desde motocicletas até caminhões e ônibus. Mas o foco principal dessa bateria é permitir o armazenamento de energia verde, como a eólica e a solar.

No setor de transporte, colocar no mercado uma bateria de lítio projetada e fabricada no Brasil deverá acelerar o estabelecimento de um novo setor industrial, fazendo com que o País chegue ainda mais perto da possibilidade de transformar a visão de mobilidade limpa e elétrica em realidade. Por sua vez, a expansão de uma indústria de transportes de tecnologia limpa, em todo o território nacional, terá um grande impacto na redução da poluição atmosférica, um dos grandes problemas dos principais centros urbanos brasileiros.

Energia verde

O desenvolvimento de tecnologias adequadas para aplicações estacionárias de energia permitirá a expansão do uso de usinas de geração de energia elétrica a partir de recursos renováveis, como solar e eólica, em áreas de acesso difícil para formas tradicionais de transmissão de energia.

O uso de baterias para armazenar a energia dessas usinas “verdes”, além de beneficiar comunidades que não contam com eletricidade, também ajudará a melhorar a confiabilidade e a segurança no controle e armazenamento de energia para importantes setores da economia brasileira, como sistemas de saúde, metrô e escolas, por exemplo. O desenvolvimento local destas tecnologias resultará na criação de um novo setor industrial, que atuará na cadeia de suprimentos de uma nova indústria de soluções de armazenamento de energia.

-#-

MIRA

MIRA foi criada pelo governo britânico em 1946 para ser referência na área de pesquisa e desenvolvimento de sistemas para veículos e atua como uma empresa privada sem fins lucrativos desde 1976. Ela desenvolve trens de força (motor e transmissão), sistemas de baterias e faz a integração de sistemas em veículos híbridos e elétricos, contando com uma das mais modernas pistas de testes do mundo e laboratórios avançados.

A empresa tem participação em mais de 18 projetos de veículos híbridos e elétricos e conta, entre seus clientes, com os principais players do setor. A MIRA é responsável, entre outras iniciativas, pelos veículos não tripulados – dirigidos somente por câmaras e sensores – que estão circulando no Reino Unido este ano, em caráter experimental. Veja mais em www.mira.co.uk

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,2 bilhões de MWh. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de cerca de 17% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75% do Paraguai. Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

Atenção editores, fotos da publicação no link abaixo.

Crédito das fotos para: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional

https://discovirtual.itaipu.gov.br/index.php/s/WRT4ip3vDtTHQ31

ATENÇÃO: Este link não funcionará em algumas versões do Internet Explorer, caso ocorra, copie o link e utilize os navegadores Mozilla Firefox ou Google Chrome ( homologado em todas versões )


 

English Version

New MIRA and Itaipu Binacional Partnership Will Develop New Lithium Battery

Foz do Iguaçu, May 28, 2015 – MIRA Ltd., a world-leading engineering, research and test consultancy with capabilities in electrical and hybrid systems, has today announced a collaborative agreement with Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) to develop a new centre of excellence for energy storage in Brazil.

As the first project of the collaborative agreement, research and development for a new and flexible architecture lithium battery for stationary power and transportation applications will be the focus.

The project entails the transfer of technology and the joint development of new intellectual property, enabling FPTI to develop a leading position in energy storage technologies.  The combination of MIRA expertise in the international automotive market together with FPTI’s knowledge of energy production and storage for large stationary applications provides a solid base for the new battery development centre. FPTI is located at Itaipu, the largest producer of accumulated clean and renewable energy in the world.

The modular approach for the battery will allow the design to cover the storage of green energy such as wind and solar for stationary applications, while in transportation, motorcycles, trucks and buses will be the primary focus.   In addition, the initial programme will provide the basis for further low-carbon developments in areas such as hydrogen and liquid air.

MIRA and FPTI may have the first results within two years, and the development of local expertise and intellectual property in battery and battery management systems is expected to expedite the implementation of the electric and hybrid electric vehicle industry in Brazil as well as the application of renewable energy solutions in remote areas of the country

Armando Canales, general manager at MIRA Brazil, said: “MIRA has been established in Brazil for over three years now, and during this time we have fostered a strong relationship with Itaipu and FPTI. It is great that we have entered into this collaboration to develop state-of-the-art energy storage solutions, which support the development of the indigenous skills base by creating high technology jobs for both PTI and MIRA.  This will provide the platform for further energy storage developments plus the ability for MIRA to service a broader local customer base.”

Declan Allen, Chief Operating Officer at MIRA, said: “Brazil is a key strategic growth territory for MIRA and this exciting collaboration provides the opportunity to apply and further develop relevant MIRA technology with the demanding environments and duty cycles of the territory.  It brings together two ambitious and capable partners with the intention to demonstrate Brazil’s competitiveness in emerging technologies, with the associated environmental benefits and contributions to the local economy.”

ENDS

About MIRA

MIRA Ltd is a world-leader in advanced engineering, research and product testing. For almost 70 years it has grown into a truly international organisation with facilities located around the world. MIRA’s work spans the Automotive, Defence, Aerospace and Rail industries and includes the development of ground-breaking low carbon and autonomous vehicle technologies. www.mira.co.uk