Pesquisa MAVAM Mobile Money apresenta dados de uso de telefone móvel para transações financeiras

A Acision, líder mundial em mensagens móveis, publicou no dia 20/10/2011 a sua 9ª edição do MAVAM – Monitor Acision de VAS Móvel – um relatório de pesquisa que analisa as principais tendências, incluindo as vendas e uso, de serviços de valor agregado (VAS) no Brasil. Esta edição tem um olhar mais atento às tendências em serviços de Mobile Money e Banking e endereçam a quanto os clientes brasileiros sabem sobre esses serviços, atualmente em oferta por bancos e outras instituições financeiras, bem como opções para a realização de pagamentos móveis.

Em média, 69% dos entrevistados ainda não estão conscientes dos vários serviços de Mobile Banking e Mobile Payment que podem ser acessados via celular. O produto mais conhecido entre os serviços de Mobile Money é o alerta de transação SMS (24%). 10% dos entrevistados tinham acessado um site bancário através do seu telefone móvel e, no entanto, apenas 4% nunca tinha feito um pagamento usando seu telefone celular.

Um dos resultados mais surpreendentes da pesquisa é o número de usuários de telefones móveis que desconhecem a ampla gama de serviços financeiros e bancários disponíveis. A pesquisa constatou que, em média, os serviços menos conhecidos incluem: consultas de saldos (57% dos usuários disseram que não sabiam este serviço pode ser acessado via celular), alertas de transação (61%), transferências bancárias entre contas mantidas pela mesma pessoa (66%) e transferências a terceiros (66%).

68% dos entrevistados também alegaram que não tinham conhecimento de qualquer atividade de Mobile Marketing envolvendo base de clientes do banco, incluindo ofertas e descontos. Além disso, 69% das pessoas entrevistadas disseram que não sabiam que eles não tinham consciência dos tipos de transações móveis que poderiam ser feitas, tais como pagamento de impostos e serviços, bem como outras transações. Com base nisso, podemos concluir que há uma grande oportunidade para as instituições bancárias para se comunicar com o mercado e aumentar a conscientização sobre os serviços disponíveis e elevar o uso entre clientes de telefonia móvel do Brasil.

Olhando para quando os usuários acessam serviços financeiros Mobile Money, as características mais importantes para os usuários são a garantia de que o sistema é seguro e transparente (69%), sem taxas extras a serem cobradas por transação (65%) e que estes serviços possam ser imediatamente bloqueados se o celular for roubado ou perdido (64%).

Das 19 opções de serviços de Mobile Money avaliadas por esta edição do MAVAM, 11 têm potencial significativo para a adoção mais ampla, desde que os requisitos dos usuários sejam cumpridas. Transações com o maior potencial para adoção envolvem serviços bancários móveis, tais como alertas sobre o uso dos serviços bancários ou operações de cartão de crédito em geral, bem como consultas de saldo do cartão de crédito. Essas opções podem ser agrupadas em serviços que fornecem informações adicionais sobre as transações bancárias tradicionais.

A opção de usar telefones celulares como cartões de crédito, que são lidos por uma máquina especial, foi recebido positivamente por 46% dos entrevistados. Usuários participantes sugeriram uma série de outras inovações, como o uso de um telefone móvel como um documento de identificação universal, utilizando-o como um controle remoto da TV, usando telefones celulares para controlar a glicose / colesterol / níveis de álcool e até mesmo para substituir as chaves do carro.

“Os serviços financeiros e bancários já estão disponíveis em telefones celulares em muitos países, incluindo aqueles com populações não bancarizadas muito maiores do que o Brasil”, diz Vancrei Oliveira, vice-presidente da Acision para a América Latina.

“Os aparelhos de hoje são mais sofisticados e mais baratos do que nunca, o que leva a uma maior adoção deste tipo de serviço financeiro móvel. Na Acision, acompanhamos muitos mercados globais e acreditamos que há uma oportunidade significativa para expandir os serviços de Mobile Money no Brasil tais com modelos locais de adoção de serviço correto tais como a inclusão de modelos de preço inteligente, garantia de segurança e confiabilidade, bem como uma melhor comunicação dos recursos disponíveis”, concluiu Oliveira.

Serviços VAS no Brasil

O estudo apurou que os VAS já representam 20% das vendas líquidas das operadoras. Entre junho de 2010 e junho de 2011, apresentaram um crescimento de 31%. Grande parte da elevação da receita com VAS está relacionada ao uso dos modernos aparelhos modelo smartphones, razão para que as vendas líquidas de terminais nas operadoras registrassem crescimento de 37% no período (Junho 2010 e Junho 2011).

Durante o segundo trimestre de 2011, as vendas líquidas de VAS somaram R$ 2,48 bilhões. Internet móvel lidera entre os serviços, com 49% da receita total, equivalente a R$ 1,248 bilhão de março a junho de 2011. A pesquisa identificou que 78% dos entrevistados tinham o acesso habilitado à internet em seus aparelhos, dos quais 45% a acessaram nos últimos três meses.

As vendas líquidas por SMS foram substanciais, equivalentes a R$ 992 milhões no segundo trimestre do ano, um aumento de 29% sobre o mesmo período de 2010 e equivalente a 41% dos VAS. A frequência de uso do SMS está aumentando no Brasil – 56% dos que utilizaram o serviço durante o segundo trimestre enviaram mais do que um SMS por dia, 10 pontos porcentuais acima dos resultados obtidos no MAVAM no primeiro trimestre.

“O crescimento de 31% na receita das operadoras no Brasil com a venda de VAS, enquanto que as receitas com voz cresceram apenas 4%”, declara Vancrei Oliveira, vice-presidente para América Latina na Acision. “Isto revela que a tendência que previmos está se confirmando – consumidores preferindo usar os serviços móveis, incluindo mensagens, para suas comunicações correntes em detrimento de voz”, complementa o vice-presidente da Acision.

A 9ª Edição do MAVAM traz como tema especial os levantamentos sobre os serviços de  Mobile Money e Mobile Banking. O estudo avaliou o conhecimento dos clientes brasileiros quanto a esses serviços hoje oferecidos por bancos e demais instituições financeiras e as opções de uso para pagamentos móveis, em substituição a cartões de crédito e débito, por exemplo. Em média, 69% dos entrevistados ainda não conhecem os diferentes serviços de Mobile Banking e Mobile Payment que podem ser acessados de telefones móveis.

O produto mais conhecido na modalidade Mobile Money é o alerta de transações (24%) via SMS. O acesso a um website bancário com o telefone móvel, por sua vez, já foi realizado por 10% dos entrevistados, enquanto apenas 4% fizeram algum pagamento usando o próprio aparelho celular. Isso indica que há necessidade de educar o consumidor quanto aos tipos de serviços oferecidos.

“O estudo MAVAM identificou que há ainda muitos desafios para que os serviços de valor adicionado ganhem mais representatividade junto aos usuários tais como preços mais acessíveis, garantias de segurança e melhor comunicação sobre as facilidades disponíveis. Há ainda muito desconhecimento quanto às vantagens e custos de uso de VAS no mercado, o que impede uma mais rápida adoção de uso dos serviços. As operadoras precisam ser ágeis para, rapidamente, oferecerem opções de serviços inovadores e diferenciados que possam ser monetizados e lançados no mercado atendendo as demandas dos usuários”, complementa Vancrei Oliveira.

A Acision lançou, recentemente, o Cloud Service Delivery Model para se ajustar a esse cenário, garantindo às operadoras o rápido e fácil lançamento de serviços de valor adicionado, tal como mensagens personalizadas, com o menor investimento e com a recompensa de gerar o máximo de receita.

Outros resultados sobre o uso de VAS no estudo Acision

Nesta edição, 40% dos entrevistados acessaram um site de rede social, 11 pontos porcentuais acima da quantidade de usuários que o fizeram na edição anterior do MAVAM. Também se observa um aumento no acesso ao Facebook (90%) ao invés de Orkut (65%). Os acessos às redes LinkedIn e Twitter mantêm os níveis registrados na edição anterior: 10% e 60%, respectivamente.

O uso diário de Instant Message (IM) foi intensificado no período. O estudo identificou que o serviço passou a ser utilizado por 22% dos usuários (eram 8% no período anterior), com grande concentração no público jovem com até 34 anos de idade. Isso deve ser decorrente da crescente adoção de smartphones no Brasil e o crescimento do número de aplicativos de IM disponível nesses aparelhos.

A forma mais frequente de download de arquivos relacionados a entretenimento no celular é a partir do computador (37%), e o segundo é a troca via Bluetooth (20%). Os usuários entrevistados que fazem download de entretenimento pela rede móvel oscilam entre 5% (via wap portal) e 3% (via app store).

Em relação a ações de marketing enviadas por telefone móvel, as próprias operadoras de telefonia móvel lideram o envio de mensagens aos usuários: 83% declararam ter recebido algum tipo de abordagem no celular. Os usuários mais receptivos a esse tipo de ação, dedicando mais atenção aos conteúdos enviados, são os de menor poder aquisitivo.

O estudo MAVAM completo está publicado no SlideShare, com opção de download: MAVAM 9a Edição – Mobile Money