Qatar Museums abre exposição “Pérolas” com jóias de Salvador Dali e de celebridades

Evento apresenta mais de 200 peças e é um dos maiores já realizados no mundo

O Qatar Museums inaugurou no dia 19 de julho sua exposição “Pérolas como parte das atividades do Ano da Cultura Qatar-Brasil 2014. A mostra reúne jóias de personalidades famosas como Elizabeth Taylor, o famoso broche “Lábios de Rubí” confeccionado por Salvador Dali, tiara com pérolas e diamantes que pertenceu a Lady Di entre outras peças da realeza europeia pertencentes ao acervo da Mikimoto & Co., empresa líder mundial no cultivo de pérolas, da Yoko London, uma das melhores marcas de jóias com pérolas no mundo e do Qatar Museums. Conta também com diversos itens de Hussain Alfardan, líder no comércio de pérolas naturais e que detém o maior acervo conhecido no mundo.

A exposição começa com uma visão sobre a história natural das pérolas apresentadas por uma rara coleção de vários moluscos e do comércio da pesca de pérolas do outro lado do Golfo Pérsico para a Europa e Ásia, desde a antiguidade. A pesca de pérolas é uma atividade praticada durante 7 mil anos no Golfo Pérsico de onde saíram as pérolas para ornar monarcas em todo o mundo. Interessante também ver na exposição como as pérolas realmente se formam nos moluscos – a falsa história do grão de areia que entra na concha. Segundo o diretor da exposição, o Dr. Hubert Bari, esta é uma das maiores exposições de pérolas que já realizou no mundo.

A exposição ocorre no Museu de Arte Brasileira – MAB-FAAP, em São Paulo. Foi aberta ao público no dia 20 de julho e se estenderá até o dia 20 de setembro com entrada gratuita.

Pérolas
uma exibição da Autoridade dos Museus do Catar em exposição no MAB-FAAP
Sobre a Exposição
20 de julho de 2014 até 28 de setembro de 2014
Endereço
Rua Alagoas, 903 – Higienópolis – São Paulo – SP
Horários:
Terças-feiras até Sextas-feiras: das 10:00 às 20:00h.
Sábados / Domingos / Feriados: das 13:00 às 17:00h
Fechado às Segundas-feiras

 

Sobre Qatar Museus

Qatar Museums conecta os museus, instituições culturais, sítios e patrimônios históricos no Qatar, e cria condições para que prosperem e floresçam. A entidade centraliza recursos e propicia uma abrangente organização para o desenvolvimento de museus e projetos culturais, com a ambição a longo prazo de criar uma forte e sustentável infraestrutura cultural para o Qatar. Sob o patrocínio de Sua Alteza o Emir, Xeique Tamim bin Hamad Al-Thani, e chefiada por sua Presidente, Sua Excelência a Xeique Al-Mayassa bint Hamad bin Khalifa Al-Thani, a QM está consolidando os esforços do Qatar no sentido de tornar-se um vibrante centro para as artes, cultura e educação, no Oriente Médio e além.

Desde a sua fundação em 2005 o QM supervisiona o desenvolvimento do Museu de Arte Islâmica (MAI), do Mathaf: Museu Árabe de Arte Moderna e do Centro Turístico do Patrimônio Mundial Al Zubarah. A QM também administra a Galeria QM em Katara e o Espaço de Exposições ALRIWAQ DOHA. Os futuros projetos da instituição incluem a abertura do programa “Posto de Bombeiros: Artistas Residentes em 2014” e a inauguração dos muito aguardados Museu Nacional do Qatar e o Museu Olímpico e do Esporte do Qatar.

QM está empenhado em instigar as futuras gerações das artes, do patrimônio cultural e profissionais de museologia do Qatar. Em seu cerne está o compromisso de fomentar o talento artístico, criando oportunidades e desenvolvendo as habilidades necessárias para atender à emergente economia da arte do Qatar. Por meio de um programa multifacetado e de iniciativas de arte pública, a QM procura ampliar os limites do tradicional modelo de museu e criar experiências culturais que transbordam para as ruas e buscam envolver as plateias mais amplas possíveis. Por meio de uma vigorosa ênfase na arte e na cultura de dentro para fora e estimulando um espírito de participação nacional, a QM está ajudando o Qatar a encontrar a sua própria voz, característica e inconfundível, nos debates culturais globais de hoje.

Sobre o Qatar Brasil 2014

Qatar Brasil 2014 é um programa de intercâmbio cultural com duração de um ano dedicado a conectar as pessoas do Qatar e do Brasil através da cultura, comunidade e esportes. Queremos fortalecer as relações bilaterais e criar parcerias duradouras entre o Qatar e o Brasil, trabalhando com parceiros e patrocinadores para trazer exibições, festivais, competições e outras atividades de intercâmbio cultural para ambos os países.

Qatar Brasil 2014 é realizado sob a direção da Presidenta do Conselho da Autoridade dos Museus do Qatar (QMA), Sua Excelência Sheikha Al Mayassabint Hamad bin Khalifa Al Thani, em parceria com o Ministério da Cultura, Artes e Patrimônio do Qatar.

Qatar Brasil 2014 é o terceiro Ana Cultural lançado pelo QMA, seguido dos Anos Culturais Qatar Japão 2012 e Qatar Reino Unido 2013.