A Apple e a aceleração do sucateamento tecnológico

Um breve pró-memória com os fatos que chamam nossa atenção por conta de trazerem muitas possíveis mudanças em nossa forma de consumir mídia e nos comunicar:

  • No dia 03 de abril, Steve Jobs à frente da Apple, lança o iPad, equipamento que inova na forma de acessar conteúdos. Uma verdadeira febre de venda, um grande sucesso. Mesmo não oficialmente vendido no Brasil, estima-se que cerca de 2 mil unidades já estejam por aqui. Alguns jornais locais já oferecem inclusive sua versão para leitura no iPad.
  • Jornalistas tradicionais como Elio Gaspari se rendem aos encantos do equipamento (Folha de São Paulo – 05/06/2010), tecendo elogios à inovação. Comparativos com outros aparelhos com o Droid Incredible do Google e HTC EVO são facilmente encontrados pela Internet (vide o infográfico da Mashable).
  • No dia 25 de maio, as lojas Walmart nos Estados Unidos passam a vender o iPhone 3GS por apenas US$97. Uma verdadeira liquidação tomando em conta os valores que já foram pagos há não muitos meses antes por consumidores ávidos por estarem atualizados tecnologicamente. Um prenúncio de que algo estava para acontecer, ajudado pelo caso do funcionário que esqueceu um protótipo num bar.
  • Em 07 de junho, novamente encontramos Steve Jobs apresentando o iPhone 4. Somam-se diversas novas funcionalidades ao antigo e agora quase obsoleto modelo 3GS.

Steve Jobs e a Apple estão acelerando fundo a forma como nos comunicamos e acessamos mídia. O lado bom é que as inovações trazem novas aberturas e qualidade na educação e cultura. O lado não tão bom é que o processo de sucateamento tecnológico é assustador: qual a segurança de adquirir um iPhone 4 sabendo-se que este não contempla acesso a redes 4G, que deverão dominar o mercado de acesso a redes banda larga sem fio de alta velocidade por meio da telefonia móvel assim que as grandes operadoras como AT&T, NTT Docomo, Verizon estiverem com suas redes LTE e WiMAX funcionando? A AT&T por exemplo dá sinais de que iniciará a operar LTE no final de 2010 ou início de 2011.

Portanto, aguardemos a próxima aparição de Steve Jobs dentro de poucos meses com seu novo modelo de iPhone e quem sabe um novo iPad. Apostas de quando será?