Strategy Execution Summit – Resenha do dia 29/06/2012

O terceiro e último dia do 9o. Strategy Execution Summit contou com valiosas contribuições de empresários renomados que ajudaram na reflexão sobre as questões em torno da educação, gestão de pessoal, investimentos e pontos a serem observados para que o Brasil possa ter destaque internacional no longo prazo.

Sérgio Chaia, presidente da Nextel, montou sua apresentação de forma leve e despojada. Contou ao público sua trajetória pessoal e profissonal, e provou que ser um chefe amigo e preocupado com o bem estar de seus funcionários está diretamente ligado com seu sucesso. A motivação dos funcionários é peça chave na estratégia da Nextel para manter a produtividade em alta. Ao contar sua trajetória, Chaia disse que só alcançou resultados positivos profissionais, quando parou de generalizar o relacionamento com seus funcionários e passou a aproveitar o potencial individual de cada um.

O painel Gente e Gestão: O Desafio da Eficiência na Gestão de Pessoas – O importante vínculo entre gestão dos recursos humanos com a estratégia da organização, contou a participação de diversos executivos do Brasil e do Chile que puderam expor suas práticas e como estão enfrentando as novas formas de relacionamento com funcionários e colaboradores. Entre eles, Marília Parada (Lojas Marisa), Soledad Ovando (Banco Estado Microempresa Chile), Izabel Cotta Matte (Prefeitura de Porto Alegre), Almiro Reis (ABRH-SP) e Johannes Castellano (Azul Linhas Aéreas).

O Status da Educação o Brasil e os Desafios da Capacitação de Pessoas nas Organizações: A plenária contou com a presença da presidente do Movimento Todos pela Educação, Priscila Cruz, o presidente do Grupo DPaschoal Luiz Norberto Pascoal e da diretora de educação da Symnetics Maria Auxiliadora Moraes Amiden. O principal tema tratado foi a dificuldade de se encontrar funcionários qualificados por conta da defasagem educacional no país. Isso vem ocorrendo pela queda da qualidade do ensino, tanto público quanto o privado.Os palestrantes ressaltaram a necessidade de uma ajuda oriunda do setor privado na educação, principalmente em ações de incentivo e doações.

Pedro Wongtschowski, diretor presidente e CEO da Ultrapar Participações, foi o convidado para a apresentação de encerramento da 9ª edição do Strategy Execution Summit. Apresentou sua visão sobre o Brasil, destacando a importância dos investimentos em infraestrutura, educação, novos processos gerenciais, inovação, entre outros, estabelecendo comparações com outros países que estão tendo sucesso no cenário mundial, para que o país possa ter destaque no longo prazo.