Strategy Execution Summit – Futuro Emergente e Transição

Resenha do dia 27/06/2012

O Strategy Execution Summit reuniu mais de 250 empresários e gestores públicos para participarem dos debates sobre Sustentabilidade nos Negócios. A presente edição contou com um grande diferencial que é a presença do professor Robert Kaplan, da Harvard Business School, um dos criadores do Balanced Scorecard e consultor de grandes empresas em todo o mundo, que dedicou todo o dia a enfatizar a importância das mudanças na forma de pensar a gestão dos negócios para que se adequem aos novos desafios econômicos e sociais atuais.

O prof. Kaplan destacou que os dois pontos mais importantes na gestão atual são Liderança e Gestão de Riscos, sem os quais empresas e gestores públicos não conseguirão sustentar os negócios no longo prazo. O capitalismo, em seu atual estágio, demanda dos gestores uma nova forma de pensar, mais vinculada às práticas colaborativas e menos dependentes do Estado. Entre os pontos mais relevantes apresentados no decorrer do dia está a transformação do sistema capitalista. As discussões empresariais se concentram em alguns temas:

  • Sustentabilidade
  • Estratégias colaborativas, avanço com a visão do Kaplan, importância da comunidade
  • Risco de negócio – caso Volkswagen, olhar mais profundo da estratégia
  • Como as empresas estao implementando as estratégias

Em sua Harvard Master Class, junto com a Volkswagen, abordou a relevância da Gestão de Riscos como parte fundamental na estrutura de gestão. O prof. Kaplan chamou a atenção dos brasileiros para os novos desafios. Na opinião dele, o capitalismo de ontem não será válido amanhã. Destacou 10 temas que forçam a necessidade mudança. Entre estes, existem três características que não podem conviver simultaneamente, ainda que duas por vez:

  1. Plena democracia
  2. Economia de mercado
  3. Desigualdades muito grandes

Tais características são inconsistentes entre si. No Brasil, a gestão tenta conviver com as três, o que demonstra uma fragilidade. Destacou a necessidade de responsabilidade do setor privado para buscar ser mais sustentável no longo prazo.

A Clínica que tratou da gestão pública apresentou que há avanços nesta área, com o caso do Estado de Tocantins e do INT. O governo do Tocantins deu foco no uso dos recursos. Da proposição inicial que contou com mais de 1.200 ações, resultaram em 42 que efetivamente geravam resultado à sociedade.

A Clínica que tratou de Design Thinking com o executivo da Continuum demonstrou que as empresas brasileiras enfrentam cenário de exposição a produtos de menor custo vindos de outros países e que a Inovacao via design é a melhor alternativa para enfrentar a concorrência. A Continuum busca posicionar produtos em mercados emergentes, desenvolvendo projetos de ponta a ponta, com vistas a agregar mais valor. Empresas hoje exportam valor agregado e serviço. O design é o caminho para criar um olhar mais focado na necessidade das pessoas. As empresas líderes multinacionais devem usar design de forma sistemática. Passou a ser processo para o desenvolvimento de novos produtos e serviços. União da pesquisa de consumidor, engenharia, produtos e marketing, considerando toda a estrutura de custos e viabilidade no mercado. Isto gera uma equação complexa para as empresas resolverem como desenvolver e lançar produtos.

O painel sobre Sustentabilidade reuniu os executivos das empresas AES Brasil, Santander, Bradesco Seguros e Itaú-Unibanco. O principal objetivo do painel foi qualificar melhor o tema sustentabilidade posicionando como parte integrante da estratégia de negócios das empresas. Foi mostrada a evolução do tema, que passou a ser incorporado ao DNA das empresas, e não mais como um departamento isolada na organização.

Programa realizado no dia 27:

Tendências em Gestão que Orientarão a Evolução das Empresas no Brasil e no Mundo

Professor Dr. Robert Kaplan – Professor | Harvard Business School

 

Clínica 1 – Sala Volkswagen de Estratégia: Harvard Master Class: Executando a Estratégia e Gerenciando Seus Riscos

Professor Dr. Robert Kaplan – Professor | Harvard Business School

Christopher Davies Junior – Diretor Supervisor Executivo da Área de Gestão | Volkswagen do Brasil

 

Clínica 2 – Inovação Estratégica através do Design Thinking: Práticas e Experiências

Anthony Pannozzo – Diretor | Continuum

André Ribeiro Coutinho – Diretor | Symnetics

 

Clínica 3 – Transparência na Gestão Pública – Método Prático e Eficaz para Priorização de Iniciativa

Marcelo Torres Pinheiro – Superintendente de Planejamento e Gestão de Políticas Públicas | Governo do Tocantins

Maria Tereza Garcia Duarte – MSc, Chefe da Divisão de Estratégias Tecnológicas | DIES/INT

Rogério Caiuby – Diretor | Symnetics

 

Estratégias Colaborativas: Como definir estratégias inovadoras, diferenciadas e competitivas a partir da construção conjunta e engajamento de múltiplos públicos de interesse

Professor Dr. Robert Kaplan – Professor | Harvard Business School

Henry Hanssens Oportot – Director Cluster de Codelco

Juan Pablo Schaeffer – Gerente General de Asuntos Corporativos y Sustentabilidad de Codelco

Raúl Frias – Diretor da Symnetics Chile

 

Painel Hall Of Fame – mediação do Prof. Dr. Robert Kaplan: Experiências de Sucesso das Empresas ganhadoras do Hall of Fame: prêmio internacional dos professores Norton e Kaplan às melhores implementações de Gestão da Estratégia com o BSC e com resultados expressivos

Professor Dr. Robert Kaplan – Professor | Harvard Business School

Márcio Filomeno – CFO | Schincariol

Dr. Josef-Fidelis Senn – Vice-Presidente de Recursos Humanos | Volkswagen do Brasil

 

Painel Sustentabilidade: A Sustentabilidade Como Estratégia de Negócio

Marco Rossi – Presidente | Bradesco Seguros

Oscar Rodriguez Herrero – Vice Presidente de Gestão de Riscos | Santander

Britaldo Soares – Presidente | AES Brasil

Denise Hills – Superintendente de Sustentabilidade | Itaú-Unibanco

Isaac Edington – Diretor Presidente | Instituto EcoD

Maria Auxiliadora Moraes Amiden – Diretora de Educação | Symnetics