Universo digital muda atuação de jornalistas e publishers ao redor do mundo

Pesquisa desenvolvida com 770 jornalistas distribuídos por 15 países pela empresa de comunicação européia OriellaPR identificou diversos pontos importantes do impacto do mundo digital sobre o jornalismo como é praticado atualmente. Alguns destaques:

  • 50% acreditam que as mídias tradicionais sofrerão profundamente o impacto causado pelo ambiente digital, podendo deixar de existir. Este número era de 30% na última pesquisa. O pessimismo agora (ou realidade em avaliar os fatos) é maior;
  • A crise econômica mundial afetou as estruturas das mídias, muitas passando a focar nos produtos e oportunidades online;
  • 44% acreditam que a mídia impressa deixará de existir (em data não definida) mas que veículos de qualidade sobreviverão;
  • O Twitter nas empresas de mídia está crescendo em presença e faz parte das estratégias de news feed. Destacam-se no uso dessa ferramenta países como Reino Unido, EUA e Brasil;
  • Mobile application está trazendo uma nova oportunidade de crescimento de acesso a conteúdos qualificados, principalmente com o aumento de uso de smartphones;
  • 25% dos veículos consideram a adoção de assinatura online paga, sendo que 30% oferecerão o acesso gratuito para quem for assinante da versão impressa;
  • 45% dos veículos online revelam que publicam de 60 a 100% de conteúdos novos e não usam repetição de conteúdos do offline;
  • 75% dos jornalistas gostam de receber press releases por email;
  • Com relação ao impacto do mundo digital no trabalho dos jornalistas, 46% admitem que é esperado que produzam mais conteúdo, e 30% sentem que trabalham mais horas. No entanto, a grande maioria se diz satisfeita com o trabalho nos últimos dois anos.

Como resultado, a pesquisa aponta, ainda, que a produção de conteúdo com qualidade será maior por conta da sobrevivência de algumas mídias impressas de reconhecidas expressão e qualidade, o crescimento do online e do uso de smartphones.